O país está de luto e quase parece obnóxio falar de assuntos mais comezinhos. Mas hoje é também o dia em que se comemora a Alimentação e por isso trago uma receita. É de inspiração italiana: gnocchi con scampi. Os gnocchi mais não são do que pequenos bolinhos de batata com um pouco de farinha, neste caso, envoltos num saboroso molho de tomate e enriquecido com pedaços de camarões.

gnocchi con scampi

gnocchi con scampi

Não sendo eu nutricionista e não possuindo qualquer formação na área da saúde, não me cabe aqui promover este prato como saudável ou adequado a uma alimentação equilibrada. Ficam as dicas para os especialistas.

Parto, no entanto, do bom senso e atrevo-me a deixar esta sugestão como uma refeição que conforta e que procura ter na sua essência um pouco de todos os alimentos da roda.

gnocchi con scampi

gnocchi con scampi

A receita, com ligeiras adaptações, foi baseada num livro que reune vários aspetos que me agradam em livros de culinária: história, cultura gastronómica, receitas e food styling. Trata-se de “Veneza – Petiscos” de Tessa Kiros e faz companhia a outro da autora, nas prateleiras cá de casa.

gnocchi con scampi

gnocchi con scampi

Gnocchi con scampi

serve 4 pessoas como prato principal

INGREDIENTES

150 g de miolo de camarão

1 colher de sopa de azeite (manteiga no original)

1 colher de sopa de whisky (conhaque no original)

1 colher de sopa de iogurte grego natural (natas no original)

1 colher de sopa de coentros picados (salsa no original)

gnocchi con scampi

gnocchi con scampi

Molho de tomate

600 g de tomate em lata

3 colheres de sopa de azeite

1 cebola branca picada (1/2 no original)

2 dentes de alho picados

60 ml de cidra (vinho branco no original)

1 pitada de piripiri

gnocchi con scampi

gnocchi con scampi

Gnocchi

650 g de batatas farinhentas, lavadas mas sem casca

120 g de farinha (150 g no original)

gnocchi con scampi

gnocchi con scampi

PREPARAÇÃO

Limpar os camarões, retirando a casca, cabeças e tripa. Cortar cada um em cerca de três pedaços. Passar por água impa e reservar.

Aquecer o azeite e colocar os pedaços de camarão e deixar cozinhar até ficarem alourados na parte inferior. Deixar evaporar o líquido e acrescentar o whisky e deixar flamejar. Reservar.

Preparar o molho de tomate, triturando o tomate. Num tacho colocar o azeite e saltear a cebola até ficar translúcida. Acrescentar o alho e depois a cidra. Deixar cozinhar até evaporar. Acrescentar o tomate, um pouco de sal, pimenta e o piri piri. Deixar ferver em lume brando cerca de um quarto de hora. Acrescentar o iogurte, deixar apurar. Acrescentar os camarões e manter quente enquanto prepara os gnocchi.

gnocchi con scampi

gnocchi con scampi

Para prepara os gnocchi, cozer as batatas com pele em água com sal até ficarem moles. Retirar as batatas da água e deixar arrefecer um pouco. Descascar e passar pelo passe-cite. Misturar a farinha necessária para fazer uma massa muito mole. Quanto menos farinha usar, melhores e mais suaves ficam os gnocchi.

Cortar a mistura em pedaços e enrolar cuidadosamente, formando rolos com cerca de 2 cm de espessura, sem pressionar em demasia. Cortar os rolos em pedaços com cerca de 2,5 cm de comprimento.

levar uma panela grande al lume com água temperada com sal. Quando levantar fervura, deitar metade dos gnocchi e deixar cozer até subirem à superfície. Nessa altura retirar com uma escumadeira e juntar ao molho de tomate quente enquanto prepara a segunda rodada.

Assim que os gnocchi tiverem sido adicionados ao molho, aumentar a temperatura e acrescentar 4 colheres de sopa da água da cozedura para tornar o molho mais solto.

gnocchi con scampi

gnocchi con scampi

Deixar o molho começar a borbulhar e sacudir o tacho por forma a envolver com todo o cuidado, em vez de usar uma colher. Servir de imediato em prato fundo ou taça, polvilhado com coentros picados e pimenta acabada de moer.