Os queques de amoras são uma das muitas possibilidades que estes frutos sumarentos e ligeiramente ácidos nos proporcionam nesta cozinha. Ao natural, em batidos, transformadas em compota… e tudo o que a imaginação ditar. De resto, no passado, já nos deliciámos com uma versão diferente e que tanto agradou, embora interdita às crianças.

No horizonte, tenho uma receita do mais recente livro de cozinha que ando a explorar.

img_0048

As amoras rimam com o verão e com estes dias que desejamos se prolonguem por mais algum tempo. Este bolinhos fofos e húmidos são uma excelente opção para colocar no cesto de picnic ou para um daqueles lanches que se arrastam ao final da tarde, com uma limonada bem fresca a fazer companhia.

img_0044

Queques de amoras e chocolate negro 

faz 9-12, dependendo do tamanho

INGREDIENTES
1 ovo grande
180 ml leite
180 g farinha peneirada
1 colher (chá) fermento em pó
55g açúcar amarelo
40 g amendoins
80 g amoras pretas
100 g chocolate preto, picado
80 g manteiga derretida e arrefecida ligeiramente
raspa de 1 laranja pequena
açúcar em pó, para servir (opcional)

img_0051

PREPARAÇÃO:
Pré-aqueça o forno a 180ºC. Prepare um tabuleiro para queques, ou utilize caixas de papel para o mesmo efeito.
Bata o ovo com o leite e reserve. Numa tigela misture o açúcar, o chocolate preto, os amendoins, a farinha (peneirada) e o fermento em pó e mexa. Deite os líquidos e a manteiga no centro da mistura de ingredientes sólidos. Envolva, sem bater. Deite a massa nas formas até encher 1/3 da capacidade. Distribua amoras e reserve uma para cada caixa que deverá colocar no final. Verta a restante massa sobre as amoras e agora coloque as que reservou. Leve ao forno durante 15-20 minutos ou até os queques estarem cozidos.

img_0054

Sirva polvilhados com açúcar em pó (opcional).

img_0061