As águas de frutas de verão fazem parte das nossas refeições.  Sobretudo nos picnics e jantares partilhados, elas fazem as honras da mesa, agradando a pequenos e grandes. No último picnic arrisquei um “shot verde” com os espinafres a destacarem-se. De uma forma geral todos gostaram mas, estou certa, se tenho levado esta água de frutas de verão, com os frutos vermelhos a reinar, os aplausos seriam unânimes.

águas de frutas

Agua de frutas de verão

A importância da água na alimentação da humanidade é inquestionável. Desde a Antiguidade Clássica que ao vinho se mistura água, prática que aliás se mantém por toda a época medieval, sendo o vinho meado ou terçado, dependendo das partes de cada um dos líquidos. Porém, a água, enquanto bebida por si só, não tem relevância nesses períodos, sobretudo devido à falta de qualidade e salubridade da mesma, que muito afeta a saúde pública. Na crónica de D. João I há uma passagem que relata como no cerco de Lisboa «nos rendemos aos castelhanos devido à sede»,  tendo os moradores bebido água suja de lavar roupa ou salgada.

Mas a época de Paul Plantier está já bem longe dos tempos medievos e, aos mais incautos e distraídos, esta receita parece saída de um livro de culinária contemporânea e não tanto do século XIX. As águas de frutas, refresco com frutas, sumos ou xaropes de frutas a que se adiciona gelo, são já bem antigas, como atesta a presente sugestão do livro do famoso gastrónomo Plantier.

img_0850

águas de frutas de verão

Águas de frutas de verão

Paul Plantier – O Cozinheiro dos Cozinheiros, em Cinco Séculos à Mesa

Ingredientes: 500g de frutos vermelhos à escolha (ginja, groselhas, morangos, framboesas, amoras, etc…); 1 l de água; 50g de açúcar ou a gosto.

img_0859

Preparação:

Escolher o fruto e esmagá-lo na água com a ajuda de uma varinha mágica ou um processador de alimentos. Passar por um pano e depois acrescentar o açúcar consoante o gosto. Coar por um passador. Para que a água se conserve bem límpida, deve ser guardada no frigorífico até ao momento de servir.

img_0676

Estas águas podem ser congeladas. Nesse caso, deve ser adicionado 750 g de açúcar por cada litro de água.

img_0675