Receita de coelho é uma das que irei apresentar no Colóquio da Primavera no Palácio Nacional da Ajuda, com o tema “A Mesa e o Poder”, no próximo dia 3 de maio. Encontra-se no meu livro “Cinco Séculos à Mesa” no capítulo dedicado às receitas do Livro de Cozinha da Infanta D. Maria, do século XVI.

Coelho

Receita de coelho

A minha comunicação “De viandas tão peregrinas para o regalo dos convidados: receitas do Livro de Cozinha da Infanta D. Maria” terá, para além da contextualização histórica, uma componente demonstrativa, com a preparação e degustação de duas receitas.

O programa geral é aliciante para todos os que se interessam pela História e Culturas da Alimentação:

programa_pna

Essas mesmas receitas fazem parte da Oficina de História da Alimentação: À Mesa com a Infanta D. Maria. A próxima está integrada no evento O Mercado da Laranja que irá decorrer na Casa da Escrita, em Coimbra, no sábado dia 6 de maio. As inscrições podem ser feitas através do email panelasemdepressao@gmail.com

img_8100

Por agora fica a receita de coelho!

O padrão dominante de consumo nas camadas mais altas da sociedade quinhentista é caracterizado pela abundância e variedade de carnes, apenas interrompido pelos preceitos de abstenção que decorrem do calendário litúrgico, determinando períodos de jejum e abstinência; durante a época medieval, a prática e o consumo de caça restringem-se à nobreza e aos grupos sociais privilegiados. Reis e fidalgos perseguem os animais de grande porte – gamos, veados, ursos, javalis e cervos – que lhes estão destinados nas coutadas de caça, mas também outros mais pequenos, como os coelhos, as lebres e as perdizes, no conjunto bem avaliados em termos gastronómicos e comerciais.

 

img_8115

Ingredientes: 1 coelho; 1 chávena de água; 2 colheres de sopa de manteiga; 1 cebola; 100 g de manteiga; 2 colheres de sopa de vinagre; 3 cravos; 1 pitada de açafrão; pimenta; 1 colher de sopa de gengibre ralado; 1 pão grande fatiado.

Preparação:

Assar o coelho numa assadeira com a chávena de água e as duas colheres de manteiga, cerca de 1.30h em forno pré-aquecido a 180º. Partir em pedaços e reservar. Num tacho colocar 100 g de manteiga e uma cebola picada. Temperar com o vinagre, cravo, açafrão, pimenta e gengibre. Acrescentar os pedaços do coelho e dar uma fervura cerca de 10 minutos. Numa travessa colocar fatias de pão e dispor o coelho sobre elas.

Serve 4.

img_8079