Durante a Época Moderna, na batalha alimentar entre os dias magros e gordos, as favas e lentilhas, juntamente com o alho-porro, a cebola, o pão e a água, são alimentos fortemente marcados pela associação ao período penitencial da Quaresma. Nas mesas reais, a acompanhar as refeições dos dias magros estão muitas vezes as verduras. São pouco apreciadas e com reduzida expressão nos seus consumos. O mais das vezes encontram-se ausentes das refeições realengas.

img_1120

Dias magros

Num livro de despesas do mês de maio de 1571 da Casa da Rainha D. Catarina de Áustria, a diversidade de legumes é parca e abreviada. Resume-se a couves, cheiros e cebolas com trinta ocorrências, numa inequívoca mescla entre hortaliças e temperos. Em número semelhante só as saladas, num total de dezanove, mas apenas em dois dias, sendo num deles concretamente «d’allfases e rabans e pooros pera  sellada pera a Rainha». Tomando em consideração esta especificidade da “salada para a Rainha”, justifica-se a tese de as saladas constarem das grandes ementas das mesas principescas.

 img_1126

Pepinos, lentilhas e favas constituem as restantes referências a alimentos desta categoria. As quantidades são residuais e pouco expressivas no conjunto das viandas consumidas pela Casa da Rainha ao longo do mês de maio, possivelmente associadas a dias de jejum e abstinências.

img_1112

E porque é sexta-feira, e ainda que as práticas de jejuns e abstinências quaresmais estejam cada vez mais afastadas na sociedade atual, deixo uma receita de alho-porro, ou alho-francês. Trata-se de uma forma pouco convencional de cozinhar este ingrediente e que pode servir de acompanhamento numa refeição de dia magro ou gordo pois, apesar de pouco calórico, é bastante apetitoso!

A receita é do livro de que já vos falei aqui, e que está repleto de sugestões de comida conforto de fácil execução.

img_1118

Alho-francês assado com salsa (adaptado do “The complete Irish pub cookbook” )

4 talos de alho francês fatiados

3 colheres de azeite virgem

pimenta e sal q.b.

1 ramo de salsa picada

Preparação:

Pré-aquecer o forno a cerca de 200º.

Fatiar o alho-francês e dispor num tabuleiro do forno sobre uma folha de papel vegetal.

Temperar com o azeite, sal e pimenta.

Levar ao forno cerca de 10 minutos.

Envolver e virar o alho-francês e acrescentar a salsa.

Deixar assar aproximadamente mais 7 minutos.

Polvilhar com mais salsa fresca e regar com mais azeite se assim o desejar.