Os nossos jantares semanais são, na sua maioria, “fast food” caseira. Ou seja, comida confecionada em pouco tempo que podemos considerar reconfortante. Mas, ao contrário do que convencionalmente se considera “fast food”, a que vamos preparando visa opções saudáveis, evitando alimentos processados, excesso de fritos e gorduras. Nessa medida, recorremos muitas vezes às sugestões do Jamie Oliver em 15 minutos.

img_1779

img_1766

Bem sei que as opiniões sobre este cozinheiro são muito distintas mas, cá por casa, continuamos a gostar da abordagem que faz à comida e muitos dos seus pratos são replicados vezes sem conta.

img_1770

É o caso deste Frango Dim Sum, com variações sempre que se prepara, mas que agradam sempre. Deixo a sugestão para o início de semana, onde a necessidade de rapidez na preparação das refeições é comum a tantas famílias. Depois me dizem se não vale a pena esta “fast food”!

img_1773

FRANGO DIM SUM, pãezinhos de coco & pickles de pepino 

(muito adaptada)

Pãezinhos de coco:

200 ml de leite de coco

250 g de farinha com  fermento

Frango, pickles e guarnições:

400 g de peitos de frango em quadradinhos

160 g de cogumelos marron

3 colheres de sopa de molho de soja

2 limas

brócolos tenros

2 pepinos pequenos

1 colher de sopa de vinagre de arroz

1 ramo de coentros

3 colheres de sopa de sementes de sésamo

90 g de pickles de gengibre

1 malagueta fresca

img_1780

Preparação:

Colocar os ingredientes para os pãezinhos de coco no robot de cozinha e misturar até obter uma massa. Deitar numa superfície enfarinhada, preparar um rolo e cortar em seis pedaços do mesmo tamanho. Colocar em formas de papel e cozer no vapor nos cestos de bambu, sobre o wok com água a ferver.

Numa frigideira antiaderente colocar o frango e os cogumelos limpos e cortados em pedaços do tamanho do frango, envoltos em duas colheres de sopa de molho de soja e sumo de uma lima. Saltear e reservar.

Cozer os brócolos no segundo cesto de bambu sob os pãezinhos de coco.

Preparar os pickles de pepino cortando longitudinalmente com o descascados de legumes, descartando as sementes. Temperar com o restante molho de soja, o vinagre de arroz e algumas sementes de sésamo, previamente tostadas.

Servir os pãezinhos e os pickles com as sementes, coentros e algumas tiras de malagueta. A restante, juntar a algumas fatias de pickles de gengibre. Acompanhar com gomos de lima.

img_1772