img_1128

Sugerir uma sobremesa nesta altura do calendário será, certamente, um exagero. Nas mesas ainda se arrastam algumas rabanadas e sonhos. Uma travessa ou outra de aletria pontuam os aparadores de alguns. Porém, preciso festejar aqui no blog a alegria de o livro “Cinco Séculos à Mesa” ter sido o vencedor na sua categoria nos Gourmand Awards! Estamos em  “modo-festa” com a mensagem que nos chegou por email:

“Congratulations! The Gourmand Awards (http://www.cookbookfair.com) jury is delighted to announce that Cinco séculos à mesa is the national winner in its category: HISTORICAL RECIPES.”

img_1189

img_1131

img_1132

Está justificada a sugestão de uma sobremesa festiva? Pode ficar, desde já, como uma proposta para a ceia de Ano Novo que se aproxima.

E agora vamos à receita.

img_1162

Bavaroise de romã

Receitas perfeitas para ser mais feliz, do LIDL, p.158

img_1137

Ingredientes:

2 romãs

2 limas (sumo e raspa – não consta da receita original)

1 lata de leite condensado

3 iogurtes naturais gregos açucarados (usei sem açúcar)

8 folhas de gelatina

4 dl de natas

bagos de romã para decorar

óleo vegetal q.b. para untar forma

 img_1176

Preparação:

Descascar as romãs e retirar os bagos. Colocar no liquidificado e bater até ficarem desfeitos. Passar esse preparado por um passador de rede fina aproveitando todo o sumo. Bater as natas até ficarem espessas. Colocar a gelatina a demolhar em água fria durante cinco minutos. Escorrer e derreter em banho-maria ou no microondas sem deixar ferver. Deitar o leite condensado numa taça, juntar o sumo de romã e das limas, os iogurtes e misturar bem. Acrescentar a gelatina derretida, mexer e adicionar as natas batidas. Envolver delicadamente e deitar na forma previamente untando com óleo vegetal. Levar ao frigorífico até solidificar. Para desenformar, mergulhar rapidamente o funda da forma em água morna. Servir decorada com os bagos de romã, raspa das limas e ramos de hortelã.

img_1161

 img_1182

img_1184

img_1177


img_1206