img_1570

O quarto e último desafio do passatempo “Cinco Séculos à Mesa” chegou ao fim.  Aviso que, desta vez, o contemplado é do sexo masculino. O Luís (Mike Cozinheiro) acabou de ganhar um livro e um prato de bolo da coleção Glee, das Porcelanas SPAL. Parabéns, Luís!

Agradeço a todos que ao longo destas quatro semanas participaram no desafio e se entusiasmaram com a possibilidade de receber o meu livro.

Em jeito de desejo de bom Natal para todos os que passam por aqui e dão sentido à existência deste espaço, ficam duas sugestões de entradas e que estiveram presentes na nossa mesa, nos últimos jantares. Uma quente e outra fria para agradar a todos!

img_1578

Gratinado de abóbora, maçã e alheira de caça, com ovo de codorniz

Ingredientes:

abóbora; maçã; alheira de caça; ovos de codorniz; azeite; sal; pimenta; gengibre em pó.

Preparação:

Ralar a abóbora e cortar a maçã em pedaços pequenos. Colocar azeite num tacho, juntar o gengibre em pó e deixar cozinhar pelo menos dois minutos. Adicionar a abóbora e a maçã e deixar amolecer. Adicionar a alheira desfeita e temperar com sal e pimenta. Colocar em ramekins previamente pincelados com azeite. Colocar em cada um um ovo de codorniz e levar ao forno até atingir a consistência desejada.

 img_1585

Nos sucessivos jantares natalícios procurei integrar sempre os alimentos habituais desta quadra festiva. Por isso, o bacalhau andou sempre pela mesa, fosse como prato principal ou, como neste caso, numa entrada fresca e aromática. Apesar do Inverno pedir comida de forno, o tártaro de bacalhau foi aprovado por todos os comensais.

Esta receita é bastante inspirada na que o chef Miguel Castro e Silva preparou para uma ceia natalícia, apesar de o tamarilho ser uma inclusão minha. A receita foi publicada na revista num artigo onde também sugerem o livro deste conceituado chef e também o Cinco Séculos à Mesa, como presentes de Natal.

img_1600

Tártaro de bacalhau com tamarilho

Ingredientes:

Postas de bacalhau demolhadas; tomate maduro; cebola roxa; coentros; rúcula; tamarilho; azeite; sumo de lima; pimenta.

Preparação:

Limpar o bacalhau de espinhas e peles. Cortar em cubos pequenos. Reservar. Escalfar o tomate para retirar a pele. Limpar de sementes e cortar em pequeno cubos semelhante ao tomate. Picar finamente a cebola e os coentros. Juntar estes ingredientes e colocar o sumo de lima, azeite e temperar com um pouco de pimenta. Deixar repousar no frigorífico até ao momento de servir. Empratar com aro e colocar o interior do tamarilho no topo e servir com rúcula.

 img_1567

Em ambas as receitas não indico quantidades. Ficam ao critério de cada um, de acordo com o número de pratos que pretendem fazer ou pela possibilidade de transformar ambos as sugestões em pratos principais.

img_1592

E agora vou até ali acabar de preparar o Pudim Abade de Priscos; os Papos de Anjo; as Broas Castelares…

Feliz Natal e até breve.