img_1894

O terceiro desafio do passatempo “Cinco Séculos à Mesa” chegou ao fim. É com enorme alegria que anuncio que, desta vez, a contemplada é Sandra Perpétuo que acabou de ganhar um livro e um prato de bolo da coleção Glee, das Porcelanas SPAL. Parabéns, Sandra, à terceira é de vez!

Hoje, fica lançado o último desafio deste passatempo. As ofertas são as mesmas, bem como as regras.

Lembro, então, todos os passos para validar a participação no passatempo:

  • tornar-se seguidor deste blog (caso ainda não sejam), deixando o e-mail no campo “Subscrever Blog Via Email” e clicando no botão “Subscribe Now”;
  • deixar um comentário neste post;
  • partilhar este desafio no vosso perfil de facebook com o conhecimento de três amigos;
  • colocar like na minha página de facebook e, igualmente, nas páginas da D.Quixote e SPAL (caso ainda não o tenham feito).

img_1875

A receita de hoje, com enquadramento natalício, é Fatias Doiradas do livro de Paul Plantier, sobre quem já escrevi neste post, a propósito do aipo frito.

Não há mesa de consoada onde as rabanadas ou fatias doiradas faltem. Por isso, e para lançar o último desafio do passatempo “Cinco Séculos à Mesa”, fica esta receita absolutamente fantástica e de fácil execução. Usar ovos caseiros faz toda a diferença!

img_1898

Fatias doiradas

As fatias douradas são também designadas rabanadas, paridas, frita, e pão perdido. Estas fatias de pão, embebidas em leite, passadas por ovo e fritas, e que se servem com açúcar e canela, calda de açúcar ou mel, estão muito presentes no Carnaval da Beira. No entanto, é ao Natal que se encontram mais associadas, em diversas regiões do País. Nesta receita de fatias doiradas, Plantier sugere que as fatias podem ser decoradas com Grangeia; trata-se de um doce formado por grânulos de açúcar aromatizado com águas destiladas ou óleos de rosas, hortelã, limão e laranja. São ainda coloridos com corantes naturais, sendo utilizados para decorar bolos. Não se confundem com os confeitos, uma vez que esses têm no seu interior um fruto seco ou sementes.

 

img_1829

Ingredientes: 1 pão de forma fresco; 1 l de leite; 20 gemas de ovos; 1,5 kg de açúcar; 1,6 l de água; canela q.b.

Preparação:

Cortar o pão em fatias com a espessura de um dedo. Passar em leite quente. Reservar. Entretanto, bater uma dúzia de gemas de ovos e passar cada fatia nesse preparado. Numa frigideira fazer uma calda de açúcar leve e fritar as fatias. Deverá ser utilizada uma frigideira grande para que se possam preparar o maior número possível de fatias de cada vez. Virar as fatias de ambos os lados e colocar numa travessa. Polvilhar com canela e verter açúcar em ponto sobre elas. Poderá ainda ornar com grangeia.

img_2089