img_0763

Sei que o outono se instala definitivamente quando preparo a primeira sopa de legumes assados da estação. Agora é impossível voltar atrás.

A chuva inconstante, mas segura, que ontem dominou o dia foi o pretexto perfeito para me dedicar à cozinha, às preparações que requerem mais tempo do que as refeições do dia a dia.

Chutneys, compotas, molho de tomate… frascos que vão estar nas preparações culinárias dos próximos meses. A cozinha inundada pelo aroma das especiarias, pela frescura das ervas aromáticas e o acre do vinagre que se sobrepõe na sua magninitude.

No compasso de espera, os legumes temperados de sal, azeite e uns pós mágicos, vão quebrando pela força do calor. Intensificam os seus sabores e ajudam a que estas sopas sejam tão intensas e ricas que, bastas vezes, servem, por si só, para saciar o apetite.

img_0759

Sopa de legumes assados com funcho, hortelã e queijo fresco

1 abóbora

1 curgete

1 beringela

2 cebolas grandes

4 dentes de alho

2 colheres de chá de sementes de funcho

1 colher de sopa de sal tradicional

1/2 colher de café de grãos de pimenta preta

azeite q.b.

2 l de água

1 ramo de hortelã para servir

queijo fresco a gosto para servir

img_0735

img_0736

Preparação:

Lavar os legumes. Retirar a pele e sementes da abóbora e a casca da cebola. Cortar todos os legumes em pequenos pedaços uniformes. Colocar num tabuleiro forrado com papel vegetal. Temperar com o azeite, os dentes de alho, sal e as especiarias e ervas. Levar ao forno a cerca de 200ª cerca de 40 minutos ou o tempo suficiente para os legumes assarem. Entretanto, colocar a água a ferver. Quando os legumes estiverem assados, juntar à água e bater com a varinha mágica ou na liquidificadora até obter um creme aveludado. Retificar os temperos. Servir com folhas de hortelã e pedacinhos de queijo fresco ou lascas de parmesão.

img_0754

img_0749

img_0755

img_0762