IMG_6181

Nos últimos tempos não têm aparecido receitas por aqui. Não deixei de cozinhar, nem nada que se pareça. Mas a velocidade dos dias, e outros projetos, não me permite dedicar ao blog como gostaria, a ter alguma qualidade nas imagens, a ter critério na escolha das receitas, enfim, a «alimentar» esta plataforma com coerência.

IMG_6192

Por isso, a opção tem sido apenas dar conta de atividades e eventos relacionados com a História da Alimentação e a Gastronomia. No fundo, aquilo que mais me motiva. No entanto, cozinhar (com alegria) continua a fazer parte da minha rotina quotidiana. Descobrir livros e ingredientes novos também.

E se uma receita de favas em maio não é propriamente uma novidade, a inclusão das capuchinhas dá-lhe um toque original e que tem marcado a minha cozinha primaveril.

As favas são de maio, como diz a minha camponesa e eu tornei-me apreciadora delas e nesta altura do ano não as dispenso. Sempre sem casca, o que dá um pouco mais de trabalho. Mas vale a pena.

IMG_6188

Cozer as favas aproximadamente oito minutos. Passar por água fria e depois descascar da mesma forma que os tremoços. Numa frigideira colocar azeite e uma cebola às rodelas. Deixar saltear e juntar tomates em meias luas. Temperar com sal. Juntar muitas folhas de manjerona. Servir com um ovo escalfado, salpicado com pimenta e juntar as doces flores. Capuchichas.

IMG_6189