DSC_8738_L

Raia enxambrada. Foto Guida Cândido

«A Semana dos Peixes Tradicionais» decorre de 18 a 27 de Março na Figueira da Foz, e é a primeira semana dos Festivais Gastronómicos organizados pela Figueira com Sabor a Mar, com diversos restaurantes aderentes e com protagonismo para o carapau, faneca, polvo, raia e pata-roxa. Mais sobre o programa pode ser consultado aqui.

No livro da gastronomia figueirense, a raia também teve destaque:

Qualquer dicionário de língua portuguesa nos define a raia como um peixe de esqueleto cartilaginoso e corpo achatado, cauda larga e delgada, que vive no mar e de que se conhecem várias espécies.

Mas por aqui ela é muito mais do que isso. É, sobretudo, a raia de pitau, tantas vezes associada à gastronomia da Figueira da Foz; é a raia das tranqueiras outrora a cenografar as muralhas de Buarcos.

De tal forma entranhada nos usos das gentes do concelho, fez nascer um movimento em sua defesa. A Associação Gastronómica “Companha da Raia” é uma entidade sem fins lucrativos, criada por escritura pública no verão de 2012 com o desejo de preservar um património gastronómico, identitário da Beira Litoral, em particular do concelho da Figueira da Foz.

Ficha 1273 - 1864
Tranqueiras. Buarcos. Primeira metade século XX. Col. Arquivo Fotográfico Municipal da Figueira da Foz

Fica uma das receitas do livro «A Nossa Mesa: receituário gastronómico figueirense», p. 63.

Origem: Junta de Freguesia de Buarcos. Execução: Restaurante o Búzio

DSC_8732_L

Foto Guida Cândido

Raia Enxambrada

Raia; sal; azeite; alho; pimenta; batatas.

Amanha-se e lava-se bem a raia. Salpica-se com sal e coloca-se a secar ao sol durante aproximadamente duas horas, variando este tempo com o clima. O local deve ser livre de insetos e bem arejado.

Quando a pele da raia se apresentar enrugada está pronta a ser grelhada. Depois deve desfiar-se e temperar-se com bastante azeite, alho e pimenta. Acompanha normalmente com batatas a murro.

Um dos petiscos e merendas mais apreciadas, também utilizada como refeição dos pescadores.