bolo4

Estava esquecido! Dei-me conta agora. As fotografias foram feitas a correr, antes de irmos para casa da minha amiga A. e comemorarmos o seu aniversário. Queria o registo para depois poder colocar a receita, no caso de ser unanimemente aprovada. Foi o caso! Mas durante o jantar, a ninguém ocorreu tirar mais fotos. Por exemplo, uma fatia que mostrasse como o bolo é húmido e apetecível…

bolo2

Fica então a receita deste Sachertorte, retirado do Grande Livro da Pastelaria, a que vou recorrendo e que nunca defrauda expetativas. Não sendo o bolo mais bonito do mundo, é uma orgia de chocolate que ganha seguidores.

Ingredientes:

175 g de chocolate culinária 70% cacau

140 g de manteiga sem sal (usei com sal)

140 g de açúcar refinado

6 ovos, separados

175 g de farinha de trigo sem fermento

cobertura:

225 g chocolate culinária 70% cacau

5 colheres de sopa de café forte

175 g açúcar em pó

6 colheres de sopa de doce de alperce aquecido (usei de pêssego)

Preparação:

  1. Preaquecer o forno a 170ºC.
  2. Derreter o chocolate em banho-maria. Depois, retirar do fogo e deixar arrefecer.
  3. Bater a manteiga e o açúcar até obter um creme leve e fofo. Aos poucos, acrescentar as gemas e bater até chegarem a um tom claro. Adicionar o chocolate derretido frio e voltar a bater. Depois, gradualmente, juntar a farinha peneirada.
  4. Bater as claras em castelo até formarem picos firmes. Adicionar à massa. Em seguida, colocar numa forma de fundo removível, de 23 cm. Usei duas formas para não ter que cortar o bolo posteriormente.
  5. Assar os bolos no forno cerca de 30 a 40 minutos. Deixar arrefecer por completo antes de retirar das formas para colocar a cobertura.
  6. Depois dos bolos frios, retirar das formas. Rechear com a compota, espalhando-a entre as camadas. Coloque a cobertura quente de Sachertorte na parte de cima e nas laterais.
  7. Para preparar a cobertura Sachertorte: Derreter o chocolate em banho-maria. Adicione o café e bater bem. Peneirar o açúcar em pó, acrescentando-o. Espalhar a cobertura quente na parte de cima e nas laterais do bolo.

bolo3

Fiquei com vontade de experimentar esta variação. Porque, tal como o livro que uso, as receitas dela também nunca enganam!