rachel4

Há alimentos que só entraram na minha alimentação em idade adulta, como alguns queijos ou charcutaria, sobretudo com muitas tentativas de ir educando o palato e adaptar-me a outras texturas e sabores. Mas também retirei alguns. Neste caso, porque o meu organismo os rejeitou, como é o exemplo do leite enquanto bebida ou a generalidade das carnes vermelhas…

Tenho muitas limitações e fico triste com isso, porque adorava comer costeletinhas de borrego com o deleite que vejo alguns fazerem-no, ou a cabidela da minha mãe, tão apreciado por quem desfruta dela!

Sangue, não obrigada! E por isso, há pratos que cozinho e que não chego a provar. Faço-os para os outros. Confesso que encaro esse exercício como um ato de alguma generosidade. Cozinhar para os outros é sempre uma forma de mostramos apreço, julgo eu.

Fica esta receita, do Little Paris Kitchen da Rachel Khoo, com morcela. Segundo ela escreve, antes de ir viver para Paris, nem lhe passava pela cabeça comer o black-pudding ou boudin noir. Mas rendeu-se! Como não penso mudar-me para Paris, acho que continuarei longe destes alimentos!

Serviu como entrada para receber uns amigos. Todos gostaram… eu comi apenas o prato sem a morcela por isso não sei como resulta o conjunto.

rachel3

Salada quente de batata, maçã e morcela

1 colher de azeite; 250 g de batatas em cubos pequenos; sal; pimenta; 1 maçã granny smith; 1 colher de sopa de água; 1 colher de sopa de açúcar; folhas de menta; 1 morcela.

Preparação:

Colocar o azeite numa frigideira e saltear as batatas cerca de 10 minutos até ficarem douradas. temperar com sal e pimenta e reservar. Descascar 3/4 da maçã, cortar em cubos. Colocar numa taça com a água e o açúcar. Tapar com película aderente e levar ao microondas cerca de 2 minutos. Retirar, esmagar com uma colher e reservar tapado para manter quente. Cortar a restante maçã sem retirar a casca em cubos pequenos. Cortar a menta. Levar uma frigideira ao lume e fazer um crumble com a morcela, retirando a película e desfazendo em pedaço. Saltear cerca de 3 minutos. Para empratar, começar com uma base de puré de maçã, algumas folhas de menta. Depois colocar as batatas, a maçã crua, o crumble de morcela por cima e polvilhar com um pouco mais de menta. Servir imediatamente.