rachel

E antes da noite maior do ano e das receitas típicas que entrarão em tantas mesas natalícias, deixo-vos com uma sugestão «aconchegante» como são quase todas as que a Rachel Khoo apresenta no seu Little Paris Kitchen a que recorro tantas vezes.

Foi em 2012 que a descobri. Mais uma vez graças à Suzana que, à laia de balanço de final de ano, deixa habitualmente as suas escolhas de livros do ano e que acolho sempre com muito entusiasmo. Este ano, com a alegria de ver o meu «A Nossa Mesa: receituário gastronómico da Figueira da Foz», entre as suas escolhas.

rachel2.JPG

Mas passemos à receita do couve flor gratinada já muitas vezes replicada por aqui, a que vou fazendo pequenas alterações, como esta em que substitui as avelãs por nozes. Porque as nozes deste ano são as melhores de sempre. Um saco de 17 kg, da Quinta da Melhora, veio cá para casa a pensar nos presentes de Natal… mas não lhes tenho resistido.

Gratinado de couve flor e nozes
Adaptado de uma receita de Rachel Khoo, The Little Paris Kitchen

1 couve-flor (cerca de 1 Kg)
50 g nozes, picadas grosseiramente

para o molho:
2 colheres de sopa de manteiga
2 colheres de sopa de farinha
500 ml leite  morno
1 folha de louro
1 dente de alho, descascado
pitada de noz moscada e pimenta preta
150 g queijo mozarella fresca+ extra para cobertura

Cozi ao vapor a couve flor (cerca de 15 minutos). Pré-aqueci o forno a 180ºC.

Preparei o molho num tacho. Derreti a manteiga, juntei a farinha e bati com uma colher de pau até obter uma pasta. Retirei do lume, deixei arrefecer ligeiramente e juntei o leite, mexendo sempre com uma vara de arames. Adicionei a folha de louro e o alho e voltei a colocar ao lume. Mexi  até obter um molho grosso. Temperei com sal, noz moscada e pimenta. Retirei o louro e o alho e reservei.

Coloquei a couve flor em pratos de forno individuais. Misturei o queijo no molho e deitei sobre a couve flor. Polvilhei com as nozes,  e o queijo extra. Levei ao forno cerca de 20 minutos .

E em jeito de desejo de Bom Natal para todos os que vão passando por aqui, deixo uma mesa de comemoração, que apesar de ser de aniversário, foi muito com o espírito de Natal e com o Menino Jesus em destaque.

mesa4