cevada2

Estamos pouco habituados a usar a cevada enquanto gramínea cerealífera. Embora entre na alimentação através de outras formas, como na farinha, na cerveja, ou até na bebida semelhante ao café e sem cafeína, continua a ser desvalorizada (ou desconhecida), à semelhança do que acontecia na época medieval em que, preterida em relação ao trigo, o seu consumo era dirigido massivamente para os animais.

cevada5

Porém, ela começa a entrar na dieta de muitos portugueses sob a forma de grão. E, de facto, as suas potencialidades são imensas e dignas de muitas abordagens. Cá em casa gostamos de a consumir da forma de «cevadoto». Digamos que uma espécie de risotto em que o arroz é substituído pela cevada. Desta vez com cogumelos e abóbora em caldo de miso.

Cevadoto de cogumelos e abóbora com caldo de miso

ingredientes:

1 abóbora manteiga, cortada em cubos

200 g cogumelos portobello, laminados

Azeite

1 dente de alho, picado

300g cevada

700 ml de caldo de miso

1  cebola roxa, picada

Sal marinho e pimenta preta, a gosto

1 molho de coentro, picados

queijo parmesão ralado, a gosto

preparação:

Prepare uma panela grande com um fio de azeite e frite o alho e a cebola picada em lume brando até começar a caramelizar.  Adicione a abóbora e os cogumelos e deixe cozinhar até começar a amolecer. Junte a cevada e frite-a alguns segundos envolvendo- a no azeite. De seguida adicione gradualmente o caldo de miso. Mantenha a panela em lume alto, assim que começar a ferver reduza o lume e deixe cozinhar lentamente durante cerca de 20 minutos.  Tempere a gosto com sal, pimenta preta e metade dos coentros.  Sirva polvilhado com o resto dos coentros e parmesão ralado.