DSC_4818Decorreu ontem, no Mercado Municipal Engenheiro Silva, na Figueira da Foz, o showcooking «Cozinhar com Salicórnia», com uma adesão intensa e entusiástica. Podem ver mais imagens aqui.

A iniciativa, coordenada pela Divisão de Cultura da Câmara Municipal da Figueira da Foz, contou com a colaboração da restauração local.

O restaurante Marégrafo apresentou três propostas com a inclusão da salicórnia: Gambas salteadas com salicórnia; Pataniscas de cogumelos pleurotus e salicórnia e Caco de gambas com salicórnia. A confeção, a cargo da Regina, deixou satisfeitas as várias dezenas de pessoas que degustaram estas propostas.

A chef Sandra Abrantes, com os seu ajudantes, representou o retaurante Class & Co e, com uma abordagem contemporânea, deixou duas propostas com salicórnia que impressionaram os visitantes do Mercado Municipal. Com peixes da nossa costa e a salicórnia da salina municipal Corredor da Cobra: Ceviche de cavala, pickles de salicórnia, rabanete e emulsao de lima e Filete de pregado em crosta de ervas e salicórnia, espuma de aipo e cenoura baby.

Para além da comunidade local, alguns dos visitantes deslocaram-se de Coimbra, Gouveia e Guarda com o propósito de vir descobrir esta planta.

No final, os visitantes tiveram a oportunidade de levar salicórnia consigo e um «caderno de receitas» com as propostas apresentadas.

A próxima iniciativa, com o protagonismo da salicórnia, decorrerá no próximo dia 1 de agosto, no mesmo local e à mesma hora, com novas receitas com salicórnia.

DSC_4933

DSC_4803

DSC_4836

DSC_4878

DSC_4897

DSC_4916

DSC_4918

DSC_4921