2015-04-30 15.17.07A Escola Profissional da Figueira da Foz (EPFF) promove a V Edição do Concurso Sabores da Figueira

A Escola Profissional da Figueira da Foz (EPFF) realiza, pelo quinto ano consecutivo, o Concurso Sabores da Figueira, uma iniciativa levada a cabo em parceria com um conjunto de produtores locais. A atividade consiste, na sua essência, na criação de receitas de autor pelos alunos finalistas do Curso Técnico de Restauração, variante Cozinha-Pastelaria, de acordo com as categorias previstas no regulamento do concurso, a saber, entrada, prato principal de peixe, prato principal de carne e sobremesa. Promover a região e os produtos eno-gastronómicos endógenos, fomentar a ligação entre a Escola e os agentes económicos locais, em especial os que procuram preservar as suas tradições eno-gastronómicas, desafiar a criatividade dos alunos e estimular um clima de competição saudável entre os participantes, são alguns dos objetivos inerentes à realização do concurso que se assume já como uma referência entre as inúmeras atividades realizadas pela EPFF.

(texto retirado da página de FB da Escola)

2015-04-30 13.44.54A primeira prova teve lugar no dia 30 de abril, no Sweet Atlantic Hotel, e eu estive lá na qualidade de júri em representação da Divisão de Cultura da Câmara Municipal da Figueira da Foz.

2015-04-30 15.02.43

Fiquei admiravelmente surpreendida pela qualidade dos pratos e sobretudo, por alguma originalidade que os alunos imprimiram nas suas sugestões. Gostei de todos os pratos (2 entradas, 2 pratos de peixe, 2 pratos de carne e 2 sobremesas) e apreciei muito o facto dos produtos locais terem brilhado. Cavala da nossa costa! E o arroz carolino dos Campos do Mondego a brilhar nas sobremesas e não só.

2015-04-30 14.38.54E embora tenham dado destaque ao que é «nosso» não deixaram, igualmente, de mostrar um pouco da cozinha do mundo. Influências japonesas, mexicanas e técnicas modernas, como o frango cozido a baixa temperatura que ADOREI!

2015-04-30 14.51.25No dia 6 de maio, no Hotel Mercure, decorre a segunda apresentação, com mais oito pratos a serem avaliados.

E como se pode ler no FB da Escola:
Espera-se que este ano, à semelhança dos anteriores, o concurso revele o talento dos jovens chefs e permita consagrar os que, apostando na tradição, consigam apresentar propostas reinventadas e inovadoras.

As fotos de péssima qualidade tiradas com o telemóvel não fazem justiça à apresentação cuidada dos pratos.

Os meninos estão todos de parabéns, bem como os professores, a escola e todos os produtores e colaboradores que se associaram a esta iniciativa.

Eu também gostei de ter lá estado…