Frente capa Livro Coração Cabeça e EstomagoEnquadrando no contexto de sociabilidade e gastronomia da época contemporânea pretende-se, no estudo que agora se publica, apresentar alguns factos que contribuam para o conhecimento do Grupo “Coração, Cabeça e Estômago”, uma tertúlia gastronómica e cultural figueirense. Fundado por António Augusto Esteves, mais conhecido pelo pseudónimo literário Carlos Sombrio, o grupo dura uma dúzia de anos. Decorre o primeiro almoço em 1936, sendo o derradeiro encontro em 1948. Um grupo de ilustres intelectuais, escritores e artistas admiradores das artes pantagruélicas e da literatura, o Grupo “Coração, Cabeça e Estômago”, nos escassos doze anos de existência, criaram uma estória que agora se conta!

Na época, refere-se a imprensa local ao “almoço anual de artistas e escritores” escrevendo que se “reunem […] anualmente, num almoço de carácter regional, um grupo de artistas e escritores, que assim estreitam […] elos de amizade […] e aproximam mais a Figueira dos seus sentimentos admirativos [da] linda e concorrida praia.

O Grupo Coração, Cabeça e Estômago, “sob a égide [do] título camiliano, todos os anos […] este amável grupo de amigos […] réplica dos Vencidos da Vida […] a que preside o superior espírito […] de Joaquim de Carvalho” reúne para o almoço regional onde a literatura tem um lugar de eleição, mas também o gracejo e a suave cavaqueira.

De acordo com a tradição e o desígnio do grupo, os almoços servem para esquecer, por algumas horas, as tristes realidades e as incertezas do amanhã para só se lembrarem do “carpe diem” horaciano – pois a vida são dois dias e é preciso aproveitá-los… pela medida grande!

10532596_681264058637439_5199866095550375867_o

Com o 5º aniversário das 5as de leitura encontrou-se o momento perfeito para, em jeito de comemoração, reunir os ilustres escritores e pensadores que contribuíram para a construção dessas tertúlias literárias e culturais que animaram a comunidade figueirense ao longo destes últimos cinco anos. Convidam-se, pois, estes intelectuais a celebrar o conceito de tertúlia, alargada à gastronomia, num almoço que terá como mote a recriação da ementa de uma das tertúlias do Grupo Coração, Cabeça e Estômago, onde irão conviver, de mãos dadas, a cultura e a gastronomia local, numa festa alargada à comunidade.

10714438_681264115304100_5574092855901618181_o

O momento contará com a intervenção do prefaciador da obra, Professor Doutor Rui Cascão da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra e outras iniciativas de âmbito cultural.

Para mais informações ver aqui.