IMG_9362

 

Esta semana podia ler-se na imprensa esta entrevista à senhora dona Maria de Lourdes Modesto, muito bem conduzida pela jornalista Alexandra Prado Coelho. Entre várias observações pertinentes que vai fazendo ao longo do texto, prova (se dúvidas houvesse) que é muito mais do que a “senhora das receitas”, é sim a “guardiã do fogo” como lhe chamou José Quitério.

É a grande referência no que toca à nossa cozinha tradicional. E, embora esteja recetiva à modernidade e evolução, não deixa de ficar chocada e até desagradada com os muitos atentados que vai verificando nas cozinhas de autor.

Não tenho muitas memórias de a ver na tv, mas soube desde cedo quem ela era e prezo, acima de qualquer um, o seu incontornável Livro! A ele recorro permanentemente e vou tentando algumas incursões pelos sabores que tanto me agradam e que sinto tão nossos. Como este pão de ló de Alfeizerão.

IMG_9360

Pão de Ló de Alfeizerão

Maria de Lourdes Modesto – Cozinha Tradicional Portuguesa

Ingredientes:

100 g de açúcar

6 gemas

2 ovos

50 g de farinha

Preparação:

* Batem-se os ovos inteiros com o açúcar até ficarem esbranquiçadas

* Vão-se juntando aos poucos as gemas desfeitas com um garfo

* Bate-se tudo na batedeira cerca de 10 minutos. Se optar por bater à mão, leva cerca do dobro do tempo

* Adiciona-se a farinha peneirada

* Envolver suavemente sem bater

* Deita-se numa forma de barro com papel grosso. Não havendo essa possibilidade, usar uma forma normal, redonda, forrada com duas folhas de papel vegetal

* tapar com uma folha de papel

* Levar ao forno bem quente, a cerca de 220º, durante 10 minutos

* Retirar do forno e desenformar

* Só deve ser comido no dia seguinte