IMG_8537

Tenho a sorte de ter uma família e amigos próximos que conhecem bem as minhas preferências. Nunca me acontece ter de disfarçar desapontamento quando recebo um presente. Eles sabem mesmo do que gosto. É por isso que, a maioria dos presentes que recebo, são livrosliteratura, história, crónicas e claro, gastronomia|culinária.

IMG_8530

O meu amigo P., ao longo destas duas décadas de amizade que nos ligam, tem enriquecido de forma permanente, inteligente e audaciosa a minha biblioteca. Foi com os presentes dele que fui descobrindo autores a que fiquei irremediavelmente rendida, outros que me proporcionaram experiências gastronómicas que se tornaram uma tradição. Vai, sabiamente, alternando as suas escolhas entre a literatura – um hábito de sempre – e a gastronomia, que se tornou uma paixão na minha vida, na última década.

IMG_8532

O presente mais recente foi um livro lindo, escrito em inglês – que é uma boa maneira de ir exercitando esse idioma – com receitas clássicas, outras que são novidade; boas fotografias e técnicas obrigatórias para quem pretende evoluir nestas lides.

IMG_8539

A escolha, para iniciar a experimentação das receitas, foi fácil. Afinal, o fim de semana não estava destinado à cozinha! Assim, e porque o sábado foi dia de brunch, enquanto o resto da família ainda descansava, liguei o forno, pus as mãos na massa, e em pouco mais de meia hora, este pão quentinho, barrado com manteiga e compotas variadas, vestiu a mesa de conforto e satisfação.

IMG_8545

Demper (Australian Bush Bread)The Golden Book of Cooking

[esta receita foi inventada pelos camionistas australianos que, deslocando-se para longas distâncias, preparam, com ingredientes básicos, em fogões de campismo, o seu pão diário, para iniciar o dia]

450 g de farinha de trigo

2 colheres de chá de fermento

1|2 colher de chá de sal

90 g de manteiga

180 ml de água

Preparação

* Ligar o forno a 190º

* Peneirar para uma taça grande a farinha, o fermento e o sal

* Cortar a manteiga em pedaços pequenos

* Juntar a manteiga à farinha, desfazendo com a ponta dos dedos, com o mesmo procedimento que se aplica no crumble

* Abrir um buraco no meio da mistura e adicionar a água

* Envolver bem até formar uma massa homogénea

* Num tabuleiro ou forma, colocar uma folha de papel vegetal ou pincelar com óleo ou manteiga

* Fazer um disco com a massa com um diâmetro de aproximadamente 20 cm

* Com uma faca bem afiada, dividir a massa em 8 triângulos, com cortes superficiais

* Levar ao forno cerca de 20 a 25 minutos até cozer e ficar dourado

* Retirar do forno e servir quente ou morno com compotas, geleias e manteiga