IMG_8214

O espírito natalício está instalado! Na blogosfera abundam as sugestões para as ceias de natal, para presentes feitos em casa, para os cabazes que tão populares se tornaram.

Também eu não escapei a esta tendência e, à semelhança de outros anos, estou a conceber mentalmente como será a mesa da consoada; tenho vindo a repetir o o arroz doce que também é tradição; procuro uma sobremesa diferente mas que se coadune com a época e escolho algo para preparar e oferecer aos que tornam os meus dias mais fáceis. Aqueles em quem deposito a confiança e responsabilidade de acolherem as minhas filhas.

IMG_8224

Este ano optei por broas de Natal. E claro que na imensidão de receitas que abundam em livros de culinária e blogs do mesmo, acabei por me render às evidências e ir à fonte do costume. A Cozinha Tradicional Portuguesa da senhora dona Maria de Lourdes Modesto é a bíblia da gastronomia portuguesa. Incontornável!

IMG_8215

Este ano os meus presentes de Natal começaram a chegar bem cedo. E o primeiro foi este mesmo, o livro, o mais desejado de sempre. Aquele que estava esgotado e que uma nova e audaciosa editora teve o ensejo de voltar a trazer às luzes da ribalta. E sim, eu tive a sorte de me chegar às mãos – por mãos amigas – a nova edição!

IMG_8216

Por isso, e para inaugurar o novo livro – que é exatamente o mesmo da primeira edição – selecionei as Broas de Natal. Poderia ter feito as da Beira Litoral, mas o azeite, mel e frutos secos das Broas de Natal de Azinhaga do Ribatejo cativaram-me. Assim, a manhã foi com as mãos na massa e o forno a bombar.

IMG_8220

Não fui exatamente fiel ao original, optando por fazer apenas meia receita e trocando as amêndoas por avelãs. Apenas por comodismo, é certo, pois não me apeteceu sair de casa, com esta chuvinha chata, e ir buscar as ditas a qualquer loja.

IMG_8218

Broas de Natal  – Azinhaga

Cozinha Tradicional Portuguesa – Maria de Lourdes Modesto, p. 200.

1 kg de farinha de trigo

375 g de farinha de milho peneirada

1, 25 dl de mel

meio litro de azeite

3, 75 dl de água

25 g de canela

25 g de erva doce

meio kg de açúcar

50 g de avelãs

50 g de pinhões

200 g de nozes

1 pitada de sal

ovos para pincelar

IMG_8223

* Levam-se a ferver a água, o azeite e o mel até fazer uma espuma loira;

* Juntam-se a canela e a erva-doce e deixa-se ferver cerca de 10 minutos;

* Peneiram-se as farinhas para uma taça, juntando o açúcar e o sal;

* Escalda-se com o preparado anterior e amassa-se como o pão;

* Depois de bem amassado, acrescentam-se os frutos secos, previamente triturados;

* Amassa-se bem novamente e moldam-se as broas;

* ( omiti a colocação de uma amêndoas em cada uma das broas, nesta fase, antes de pincelar com o ovo)

* Levam-se a cozer em forno bem quente em tabuleiro untado com azeite (usei papel vegetal).

IMG_8227